Já chegamos a um patamar na era digital onde a internet não é mais novidade, servindo cotidianamente como espaço para diversas funções: negócios, troca de informações, lazer e muito mais.
Por causa disso, garantir a segurança no meio digital não é uma opção, sobretudo para as empresas que utilizam milhares de dados todos os dias.
Nesse sentido, é indispensável investir em proteção e soluções que reforcem a integridade dos dados, como é o caso da criptografia, que protege nossos certificados digitais de ponta a ponta.
Na Grandes Lagos priorizamos a proteção e investimos em segurança da informação no momento de fornecer seu certificado digital, ou sua identidade no meio virtual.
O certificado digital é um documento eletrônico que identifica você ou sua empresa. Com ele, é possível assegurar sua integridade, autenticidade, confidencialidade e garantir total validade jurídica em um só documento.
E quando combinamos nossa certificação digital com tecnologia eficiente, criamos uma ferramenta prática e totalmente segura para te representar.
Como funciona a criptografia
A criptografia, de modo geral, é um conjunto de algoritmos específicos que embaralham uma determinada informação, fazendo com que ela se torne ininteligível para qualquer um que não tenha as ferramentas necessárias para descriptografar aquela mensagem.
Com isso, milhares de documentos, contratos e termos são codificados todos os dias a fim de proteger informações sensíveis. Assim, mesmo que alguém invada a rede de comunicação daquela empresa, ele não terá acesso ao conteúdo daquelas informações, uma vez que elas se encontram criptografadas.
Como a criptografia é utilizada no Certificado Digital
Com a função de conferir mais proteção e integridade às informações, a criptografia se torna uma das bases mais importantes de um certificado digital, garantindo que não haverá exposição de informações transacionadas entre as partes envolvidas.
A criptografia empregada nos Certificados Digitais obedece a duas etapas:
- Formato assimétrico: trabalhamos com um par de chaves: uma pública e uma privada. A chave pública identifica o usuário que autenticou uma operação com uma chave privada. Ou seja, no momento da assinatura de um documento, por exemplo, o portador do Certificado Digital informa a chave privada mediante senha exclusiva.
- ICP-Brasil: o próximo passo é anexar a chave pública junto ao documento assinado. Assim, ela poderá ser acessada por terceiros e utilizada para verificar se os dados do Certificado correspondem aos dados que estão registrados junto à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
A ICP-Brasil, Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, é uma ferramenta que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. Assim, as Autoridades Certificadoras (AC) conseguem verificar a validade ou não do certificado.
Viu só? Dessa forma, garantimos muito mais segurança no momento de emitir seus certificados digitais, possibilitando que você realize suas transações online com total validade jurídica.
E a melhor parte: sem burocracia e com muita agilidade! Nossa equipe é especialista em atendimento e está pronta para te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua necessidade. Tem alguma dúvida ou deseja falar com alguém da nossa equipe? Acesse o link https://www.grandeslagos.srv.br/lp/certificados/