Se você está ingressando no mundo da certificação digital, certamente pode estar se perguntando que diferenças existem entre os certificados A1 e A3.
Essa é uma dúvida super comum, por isso nossos especialistas da Grandes Lagos nos ajudaram a entender a questão para que você consiga encontrar o melhor certificado, de acordo com a sua necessidade.
Entenda agora as diferenças entre Certificado A1 e A3 e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.
Primeiro ponto: o que é um certificado digital?
Assim como sua impressão digital, o Certificado Digital é sua assinatura eletrônica com criptografia e com ele é possível identificar cada cidadão à distância com total legitimidade e validade jurídica.
Com o auxílio da tecnologia, mais especificamente da criptografia, confirmamos a identidade de pessoas físicas (e-CPF) ou empresas (e-CNPJ) no meio virtual. Dessa forma, você consegue realizar transações online e confirmar operações de qualquer lugar que estiver.
De forma geral, existem dois tipos de certificado digital principais: o certificado digital A1 e o certificado digital A3. Por isso, entender as funcionalidades de cada um é essencial para encontrar a melhor solução para a sua necessidade.
O que é um certificado A1 e A3?
O Certificado A1 é armazenado diretamente no computador e funciona através de um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC). A privada permanece no computador e é protegida por um login.
Já o Certificado A3 é diferente, pois conta com uma mídia de armazenamento predeterminada, ou seja, um dispositivo, que pode ser um cartão, token ou em nuvem. Assim, é possível utilizar o certificado em qualquer computador e em diferentes tarefas tributárias que exigem a assinatura da empresa.
Em resumo: o Certificado A1 é armazenado diretamente no computador e funciona através de um par de chaves criptografadas. Já o modelo A3 conta com uma mídia de armazenamento predeterminada, ou seja, um dispositivo, que pode ser um cartão, token ou em nuvem.
Quais são as principais diferenças?
Certificado A1:
- Formato eletrônico e deve ser instalado no dispositivo para seu uso e armazenamento;
- Validade de 1 ano;
- Custo reduzido, pois permite a instalação em vários computadores ao mesmo tempo;
- Mais viável e flexível para grandes emissões de documentos fiscais (varejo, por exemplo).
Certificado A3:
- Possui formato físico e pode vir armazenado em um token USB e ou um cartão chipado;
- É possível o seu armazenamento em nuvem no caso do Bird ID;
- Validade de 1 a 5 anos;
- Custo mais elevado, devido ao custo da mídia ou tecnologia de armazenamento.
Apesar das diferenças, os dois modelos entregam segurança, agilidade e praticidade em comum, evitando perda de tempo e de dinheiro no dia a dia da sua empresa.
Onde emitir os certificados digitais A1 e A3?
A Receita Federal não emite ou entrega Certificados Digitais! Você pode adquirir um Certificado Digital com as Autoridades Certificadoras (AC) ou Autoridades de Registro, responsáveis por esse serviço.
A Grandes Lagos é uma Autoridade de Registro credenciada pela AC Soluti, empresa genuinamente brasileira, e pela ICP-Brasil.
Na Grandes Lagos você não precisa fazer agendamentos, garantimos o menor tempo e também o melhor custo-benefício.
Te acompanhamos durante todo o processo de emissão, desde a conferência dos documentos até o certificado ficar pronto para uso. Descomplique com a gente!
Agora que você já entendeu as especificidades de cada certificado, visite nossa loja virtual e descomplique seu negócio com a gente! https://grandeslagos.gfsis.com.br/gestaofacil/loja/index