O certificado digital, assim como qualquer documento oficial, possui data de validade e precisa ser renovado. Mas, você sabe qual a duração do seu certificado? Quais fatores estão ameaçados com um certificado inválido? Existem penalidades?
A seguir, explicamos essas questões para que você possa manter seu certificado digital sempre em dia, garantindo todos os benefícios dessa comodidade em suas operações.
Tipos de certificados
A validade dos certificados depende diretamente do tipo de certificado escolhido e seu tipo de armazenamento. Dessa forma, os tipos de certificados existentes são: e-CNPJ, e-CPF, NF-e, entre outros.
Já os tipos de armazenamento são divididos entre A1 e A3.
O certificado A1 é armazenado diretamente no computador e funciona através de um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC). A privada permanece no computador e é protegida por um login.
Atenção! Certificados A1 precisam ser renovados uma vez ao ano.
Já o certificado A3 é diferente, pois conta com uma mídia de armazenamento predeterminada, ou seja, um dispositivo, que pode ser um cartão, token ou em nuvem. Assim, é possível utilizar o certificado em qualquer computador e em diferentes tarefas tributárias que exigem a assinatura da empresa.
Atenção! Certificados A3 possuem validade de até 5 anos.
Riscos de não renovar o certificado digital
Os riscos de não estar atento à validade do seu certificado digital vão muito além de torná-lo inválido.
Não fazer a renovação desse tipo de documento pode levar a multas e outras penalidades. Isso porque os certificados permitem comunicação direta com a Receita Federal e outros órgãos regulamentadores comprometendo, assim, o envio de documentos, transações eletrônicas, assinaturas etc.
Deste modo, o atraso de alguns processos pode resultar em multas. Outras dificuldades que serão encontradas no meio do caminho são: bloqueio na emissão de NF-e, atraso nos processos legais em aberto, entre outros problemas.
Por isso, cuidado! Confira o passo a passo abaixo para manter sua documentação sempre em ordem.
Como renovar meu certificado digital?
O processo de renovação do seu certificado é muito simples! Na Grandes Lagos, trabalhamos para descomplicar sua vida, por isso, mesmo que seu certificado tenha sido emitido por outra operadora, você pode renovar seu certificado com a gente.
Aconselhamos que o processo de renovação comece com pelo menos 15 dias de antecedência, para que o solicitante possa reunir e organizar a documentação necessária a tempo.
1) O primeiro passo é fazer a solicitação da renovação. Faça contato com uma Autoridade de Registro, como a Grandes Lagos.
2) Em seguida, reúna os documentos informados no momento da sua solicitação. Geralmente, são os mesmos que foram exigidos para emitir o certificado, mas o ideal é sempre aguardar que a Autoridade de Registro avise o que será necessário mobilizar.
3) Aguarde a emissão do novo certificado. Após fazer a solicitação e apresentar a documentação exigida, sua solicitação é atendida dentro de pouco tempo.
Ou seja, renovar certificados digitais é um processo simples e rápido!
Entre em contato com a equipe Grandes Lagos pelo WhatsApp e receba rapidamente um orçamento para realizar a renovação do seu certificado digital.