Com o exercício da telemedicina, os certificados digitais passaram a ser ainda mais valiosos na área da saúde. Nos hospitais, o documento possui um papel central após a criação do Prontuário Eletrônico do Paciente, otimizando a rotina hospitalar de forma inteligente.
Confira a seguir tudo que essa ferramenta pode fazer para melhorar o cotidiano hospitalar!
O que é Certificado Digital?
Basicamente, trata-se da sua identidade no meio virtual. Através de um sistema seguro e criptografado, é possível autenticar pessoas físicas ou jurídicas e realizar diversas ações: assinar contratos, documentos, emitir notas fiscais, realizar transações, entre diversas outras funções.
Tudo ocorre à distância, através da web, e possui total validade jurídica, uma vez que o certificado digital seja de padrão ICP-Brasil e esteja válido.
Certificado Digital e Telemedicina
Com o crescimento da telemedicina, o atendimento dos pacientes está cada vez mais completo e é possível realizar diversas atividades de forma totalmente remota, veja:
– Consultas por videochamada;
– Monitoramento do paciente;
– Prescrições de receitas;
– Solicitações de exames;
– Emissão de laudos e atestados médicos;
– Análise de resultados de exames;
– Troca de informações médicas e mais.
Como tudo ocorre através da internet, é mais que necessário que o ambiente virtual seja seguro. Por isso, é necessário confirmar se as informações contidas nos documentos são verdadeiras por meio de um certificado digital padrão ICP-Brasil.
A prática e as obrigações da telemedicina foram sancionadas pela Lei nº13.989/2020.
Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
O Prontuário Eletrônico do Paciente, ou PEP, é a tecnologia responsável por armazenar todas as informações importantes de pacientes em atendimento hospitalar, como histórico clínico, dados, resultados de exames, tratamentos, entre outras informações.
As informações contidas no PEP podem ser acessadas e editadas de forma online, a qualquer momento, o que otimiza de forma significativa os fluxos de trabalho em hospitais.
Mas, atenção! A única forma de autenticar digitalmente as informações geradas no PEP é através de um certificado digital.
Por isso, os hospitais devem providenciar um certificado digital adequado para a área da Saúde, seguindo os padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Dessa forma, garante-se a assinatura digital com total validade e segurança.
Benefícios do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
Confira a seguir como o PEP auxilia no cotidiano dos hospitais e clínicas, para além da relação médico e paciente.
Integração de dados
Por centralizar todas as informações dos pacientes em um único lugar, esses dados podem ser compartilhados com todos profissionais de saúde envolvidos no atendimento, de forma ágil e com menos burocracia.
Redução de custos
O PEP permite que o hospital economize em recursos que já não são mais necessários, tais como impressão e artigos de papelaria, por exemplo.
Segurança da informação
No meio digital, as informações do paciente estão sempre disponíveis, sem desgastes ou avarias, permitindo que os dados estejam em boas condições independente da data.
Facilidade na busca por informações
Com o software adequado para gerir o PEP, é possível encontrar todas as informações necessárias em poucos segundos, otimizando o tempo dos profissionais envolvidos.
Garanta o seu Certificado Digital
Quer garantir um certificado digital para o exercício da telemedicina? Acesse o site da Grandes Lagos e venha desburocratizar com a gente.