Você já ouviu falar em Certificado Digital? Sabe do que se trata essa tecnologia e como ela otimiza tempo e recursos para pessoas físicas e jurídicas? Não se preocupe! Produzimos um guia completo para você entender tudo sobre o tema e incorporar essa praticidade ao cotidiano da sua vida e da sua empresa.
Leia o artigo até o final e tire todas as suas dúvidas sobre certificação digital. Boa leitura!
O que é um certificado digital?
O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica com criptografia que confirma a identidade de uma pessoa física (e-CPF) ou empresa (e-CNPJ), funcionando como uma espécie de identidade virtual.
O documento tem validade jurídica e contém os dados do titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outras informações.
Através da criptografia, os dados estão totalmente protegidos. É essa tecnologia que garante que o documento esteja seguro, à prova de fraudes ou do acesso de terceiros. Assim, suas operações online estarão sempre resguardadas.
Onde é utilizado e para que serve?
O certificado digital é um documento versátil que garante a mesma validade jurídica que um documento físico. Assim, é possível realizar vários serviços pela internet sem a necessidade de se locomover até espaços físicos como cartórios, prefeituras, bancos etc.
Com um certificado digital em mãos é possível realizar inúmeras ações: assinar contratos; reconhecer firma; fazer transações bancárias; acessar portais e serviços do governo e Receita Federal; cumprir obrigações trabalhistas; declarar imposto de renda; emitir NF-e e muito mais.
Quem precisa de um certificado digital?
De forma geral, profissionais liberais, pessoas físicas e jurídicas em geral precisam do certificado digital para garantir a autenticidade nas transações eletrônicas e ações na internet.
Além disso, a certificação digital é imprescindível para que empresas possam se relacionar com órgãos governamentais de maneira legal, pois algumas atividades só podem ser feitas com o uso desse documento.
Não só a obrigatoriedade, mas todos os benefícios que qualquer pessoa física ou jurídica pode desfrutar, são determinantes para o uso do certificado digital: aumento da segurança nas atividades digitais diárias, menos tempo e recurso gastos com burocracias, por exemplo.
Tipos de certificados
Além do Certificado Digital e-CPF, voltado para pessoas físicas, e do Certificado Digital e-CNPJ, que atende pessoas jurídicas, ainda dois tipos de certificado digital principais que você pode optar: o A1 e o A3.
O Certificado A1 é armazenado no computador e funciona através de um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC). A privada permanece no computador e é protegida por um login.
O Certificado A3 é diferente, pois conta com uma mídia de armazenamento predeterminada, ou seja, um dispositivo, que pode ser um cartão, token ou em nuvem. Assim, é possível utilizar o certificado em qualquer computador e em diferentes tarefas que exigem a assinatura da empresa.
Validade do Certificado Digital
Os certificados digitais possuem um prazo de validade que varia de 12 a 60 meses. Isso ocorre pois a validade é um dos elementos de segurança, como em qualquer outro documento, e que vai para além da criptografia.
Por isso, é importante estar atento ao vencimento do seu certificado, lembre-se que você pode escolher o Certificado Digital que melhor se adequa às suas necessidades: o A1 tem validade de 12 meses e o A3 pode ser de 12, 24, 36 ou 60 meses.
Esteja sempre de olho no vencimento, para garantir que as funcionalidades de seu certificado digital não sejam afetadas.
Vantagens
A lista dos benefícios que a certificação digital traz é enorme. Nós descrevemos abaixo algumas das principais vantagens da utilização desse tipo de certificação no seu dia a dia. Veja!
- Adeus à papelada: o certificado digital descarta o uso de impressões, papéis e arquivo morto.
- Redução de burocracias: não há necessidade de enfrentar filas intermináveis em banco ou cartórios.
- Menos custos relacionados a processos, uma vez que o certificado dispensa o reconhecimento de firma em cartório, gastos com deslocamentos e impressões.
- Suas transações on-line ou de sua empresa ficam mais seguras, com menos risco de falhas e fraudes.
- Mais credibilidade e autoridade de sua empresa no mercado, como um negócio que automatiza processos.
Viu só? O certificado digital é o melhor amigo de quem opta por praticidade e segurança nos dias atuais.
Fale com a equipe Grandes Lagos por aqui e entenda qual é a certificação ideal para a sua necessidade.