O que é?

CERTIFICADO DIGITAL

O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica com criptografia para confirmar a identidade de uma pessoa física (e-CPF) ou empresa (e-CNPJ). Funciona como uma espécie de identidade virtual.

O documento tem poder jurídico e contém os dados do titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outras informações.

Esse documento passou a ser obrigatório para empresas encaixadas no Simples Nacional com mais de 5 funcionários.

Certificado Digital para que serve?

O certificado digital facilita a sua vida. Como ele é a sua assinatura digital no meio eletrônico e tem a mesma validade jurídica que seu documento físico, você pode realizar vários serviços pela internet sem a necessidade da presença física.

Assinar contratos, reconhecer firma, fazer transações bancárias, acessar sistemas do governo são algumas das burocracias que você pode resolver pela internet sem ter que enfrentar filas e um monte de papéis.

O certificado digital garante agilidade, ajuda o meio ambiente e auxilia na redução de custos.

Quem precisa de um Certificado Digital?

Profissionais liberais, pessoas físicas e jurídicas em geral precisam do certificado digital para garantir a autenticidade nas transações eletrônicas e ações na internet.

Tipos de Certificado Digital

No geral, existem dois tipos de certificado digital principais que uma empresa pode optar: o certificado digital A1 e o certificado digital A3.

O Certificado A1 é armazenado diretamente no computador e funciona através de um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC). A privada permanece no computador e é protegida por um login. 

O Certificado A3 é diferente, pois conta com uma mídia de armazenamento predeterminada, ou seja, um dispositivo, que pode ser um cartão, token ou em nuvem. Assim, é possível utilizar o certificado em qualquer computador e em diferentes tarefas tributárias que exigem a assinatura da empresa. 

Além desses dois modelos, atualmente já existe o Certificado Digital e-CPF, voltado para pessoa física; Certificado Digital e-CNPJ, que atende pessoa jurídica; e até o Certificado Digital OAB, exclusivo para advogados que estão inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil.

Diferenças entre os certificados A1 e A3

O Certificado A1 é armazenado diretamente no computador e funciona através de um par de chaves criptografadas. Já o modelo A3 conta com uma mídia de armazenamento predeterminada, ou seja, um dispositivo, que pode ser um cartão, token ou em nuvem.

Ou seja: o Certificado A1 é armazenado diretamente em um computador, enquanto o Certificado A3 pode ser usado em qualquer computador e em diferentes tarefas tributárias que exigem a assinatura da empresa

Como escolher o tipo ideal de Certificado Digital

A resposta vai depender de diversas questões e características que estão ligadas ao tipo de empresa, o mercado de atuação e, principalmente, quais são os objetivos ao utilizar o certificado digital.

Todos os modelos têm seus atributos próprios. O que eles têm em comum é a segurança, praticidade e agilidade que acrescentam ao dia a dia de um negócio.

Quanto custa um Certificado Digital

O Certificado Digital, além de ser uma obrigatoriedade para a emissão das notas fiscais eletrônicas, é uma garantia de segurança e praticidade nas suas transações comerciais e nas dos seus clientes

O valor do Certificado Digital pode variar de acordo com cada tipo de certificado. O ideal é que você entre em contato com um especialista para saber qual é o tipo de Certificado Digital mais adequado para o seu negócio, aquele que atende melhor às suas necessidades e, além disso, que caiba no seu bolso.

Vantagens de adquirir um Certificado Digital

Entre as vantagens de adquirir um Certificado Digital, podemos citar:

  • Melhoria na comunicação;
  • Sigilo nas operações;
  • Segurança;
  • Certificado com reconhecimento de assinatura de uma pessoa física e/ou jurídica.

Como adquirir um Certificado Digital

A Receita Federal não emite ou entrega Certificados Digitais. Você pode adquirir um Certificado Digital com as Autoridades Certificadoras (AC), responsáveis por esse serviço.

O documento tem validade de uso entre 12 meses a 60 meses e é apresentado nas versões:

  • Em formato de arquivo A1 para computadores;
  • Cartão inteligente (com chip contendo as informações), onde há necessidade de leitora;
  • Token (dispositivo de chip com entrada USB para conexão em computadores);
  • Em nuvem, podendo ser usado em smartphone, tablets e computadores.

As Autoridades Certificadoras (AC) são responsáveis pela emissão dos Certificados Digitais.

A Grandes Lagos é uma Autoridade de Registro credenciada pela ICP-Brasil. Isso quer dizer que você tem muito menos burocracia, mais segurança e mais agilidade na hora de emitir seus certificados digitais para realizar transações on-line com validade jurídica.

Na Grandes Lagos você não precisa fazer agendamentos, garantimos o menor tempo na emissão do certificado e também o melhor custo-benefício. Nossas unidades estão espalhadas por todo o país. Sempre existe uma unidade da Grandes Lagos pertinho de você.

Posso comprar e emitir meu certificado on-line?

Optar pelo uso de um certificado digital é um processo de libertação sem volta. Sem burocracia, sem fila, tudo na hora, na Grandes Lagos você começa a desfrutar dos benefícios do mundo digital antes mesmo de adquirir o seu certificado. Com a emissão por videoconferência você realiza a validação dos documentos de forma online e descomplicada em poucos minutos. Rápido, fácil e seguro, do jeito que tem que ser.

  1. Escolha o tipo de Certificado Digital
  2. Separe a documentação necessária
  3. Proceda ao pagamento
  4. Finalize seu pedido
  5. Realize o agendamento de sua videoconferência.


Grandes Lagos © 2024 Todos os Direitos Reservados.

Quero ser VIP!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.


Prometemos NÂO utilizar suas informações para enviar qualquer tipo de SPAM ou para outros fins que não sejam a emissão do Certificado Digital.