No Dia Mundial da Saúde, te apresentamos tudo o que os Certificados Digitais podem fazer para fornecer serviços de saúde eficientes, acessíveis e seguros.
A seguir, explicamos como a certificação digital é a chave mestra para a telemedicina, facilitando todo o fluxo da área médica: prontuários, prescrição de receitas, pedidos de exames, emissão de laudos, atestados médicos etc.
Boa leitura!
Certificado Digital e Telemedicina
A telemedicina é o exercício da medicina à distância, em que médico e paciente se comunicam por meio de aplicativos que fazem videochamadas. Com a crescente adoção da telemedicina, é essencial garantir que as informações médicas sejam transmitidas de forma segura e protegida.
Como todo o processo acontece no ambiente virtual, é preciso confirmar se as informações contidas nos documentos são verdadeiras, momento em que o certificado digital padrão ICP-Brasil entra como protagonista.
Ele é o documento que garante a autenticidade e a integridade das informações transmitidas entre os profissionais de saúde e os pacientes. Dessa forma, as informações são criptografadas e assinadas digitalmente, o que torna o processo mais seguro e confiável.
(A prática e as obrigações da telemedicina foram sancionadas pela Lei nº13.989/2020.)
Apenas médicos precisam ter um Certificado Digital?
Além de médicos, os demais profissionais da saúde como enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos, entre outros, também facilitam seus trabalhos ao fazer uso de um certificado digital.
Depois da consulta, o cuidado com o paciente continua através do monitoramento, prescrições eletrônicas, solicitações de exames, emissão de laudos, atestados médicos, análise de resultados de exames, troca de informações médicas, tudo isso pela internet, com o uso de tecnologias da informação.
Em hospitais, médicos, enfermeiros e outros profissionais envolvidos podem ter acesso ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), utilizando um certificado digital.
Já as farmácias precisam de um certificado digital para acessar, validar e atestar a veracidade da receita emitida pelo médico. Isso porque, com o atendimento feito pela internet, o paciente recebe prescrições diretamente no celular, sem uma via em papel. O documento tem de ser conferido pelo farmacêutico via plataforma, utilizando um certificado.
Serviço de validação de assinaturas eletrônicas
Atenção, profissional de saúde! Recentemente, houve uma mudança no validador de assinaturas eletrônicas em documentos digitais de saúde.
A partir do dia 6 de março, o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) instituiu a ferramenta “Validar” como site oficial para validar assinaturas eletrônicas, conforme MP 2.200-2 e Lei n° 14.063/20.
Para acessar a nova plataforma, basta se dirigir ao endereço www.validar.iti.gov.br e realizar as solicitações necessárias.
Como solicitar seu Certificado Digital
Para realizar a emissão de um Certificado Digital legítimo, é preciso contar com uma Autoridades de Registro (AR), responsáveis oficiais por esse serviço, garantindo total segurança no tratamento de suas informações.
A Grandes Lagos é uma Autoridade de Registro credenciada pela AC Soluti, empresa genuinamente brasileira, e pela ICP-Brasil.
Solicite seu certificado na Grandes Lagos e garanta o menor tempo de emissão, com o melhor custo-benefício para você ou sua empresa.