Você sabia que, dentre todos os benefícios da utilização do Certificado Digital, como a praticidade e segurança, você também pode contar com ele no momento de emitir suas Notas Fiscais Eletrônicas?
E pode ter certeza que possuir um Certificado Digital para realizar essa atividade nos dias de hoje é um verdadeiro facilitador. Entenda mais!
O que é um Certificado Digital?
O Certificado Digital é uma assinatura digital criptografada, servindo como confirmação da identidade de uma pessoa física (e-CPF) ou empresa (e-CNPJ).
Esse documento tem validade jurídica e contém os dados do titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outras informações.
E, atenção! O uso do certificado digital é obrigatório para empresas encaixadas no Simples Nacional com mais de 5 funcionários. Além disso, os microempreendedores individuais – MEI – têm a obrigatoriedade de utilizar um certificado digital NF-e caso tenham que emitir Notas Fiscais Eletrônicas.
O que é o Certificado Digital NF-e?
O certificado digital NF-e é destinado à emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. Ele pode ser concedido ao colaborador, ou seja, o empresário pode nomear um responsável para emitir as NF-e sem dividir com ele informações como CNPJ e senha.
Com ele, é possível emitir uma série de notas fiscais eletrônicas, veja:
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).
- Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e).
- Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).
- Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
- Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e).
Diferenças entre NF-e e do e-CNPJ
Em linhas gerais, ambos são emitidos sob o mesmo padrão: ITU-T X.509, RFC 5280. No entanto, eles diferem quanto ao preenchimento das informações de alguns dados como a titularidade e a responsabilidade do certificado digital.
No Certificado Digital e-CNPJ são inseridos os dados do Representante Legal do Responsável pelo uso do documento de forma idêntica.
Já no Certificado Digital NF-e, esses dados diferem para justamente ficar explícito quem de fato utilizará o Certificado, garantindo que possa haver separação entre Representante Legal e o Responsável pelo uso.
Para quem o NF-e é indicado?
O NF-e é indicado para empresas que desejam atribuir funcionários autorizados como responsáveis no momento da emissão de Notas Fiscais.
Dessa forma, o Certificado Digital NF-e pode ser atribuído a qualquer funcionário da empresa, permitindo a nomeação de um responsável, sem que seja necessário compartilhar o e-CNPJ da empresa e a senha.
Quais as vantagens de usar o Certificado Digital?
Dentre tantos benefícios, a segurança online está sempre em primeiro lugar quando se fala de certificação digital. Essa ferramenta garante a troca segura e criptografada de informações, evitando fraudes e dores de cabeça.
Além disso, a redução de custos está totalmente ligada ao uso do seu certificado NF-e, uma vez que não é necessário gastar com papéis, faturas, logística e armazenamento de documentos fiscais.
Viu só? A vida de quem tem Certificado Digital NF-e é muito mais simples! Vamos descomplicar a sua também?
Solicite um orçamento e tire todas as suas dúvidas com os nossos atendentes diretamente pelo Whatsapp. Clique aqui.