O termo ESG é a nova sustentabilidade. Do inglês “Environmental, Social and Governance”, que significa “Governança ambiental, social e corporativa”, a expressão tem o papel de conscientizar companhias no mundo todo sobre a importância de ações sustentáveis e socialmente responsáveis.
Mas o que os certificados digitais têm a ver com isso? A resposta está logo abaixo. Continue a leitura e entenda como os certificados digitais têm o poder de acelerar as iniciativas sustentáveis da sua empresa.
O que é ESG?
ESG diz respeito a um conjunto de padrões e boas práticas que posicionam uma empresa como socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.
Além disso, elas mensuram a preocupação e atitudes de uma empresa quanto às questões da sigla: ambientais, sociais e de governança. Veja:
Environmental (Ambiental)
Qual o impacto que a empresa gera no meio ambiente? Há algum tipo de esforço para mitigar problemas como mudanças climáticas, economia de energia, emissões poluentes, resíduos etc?
Social (Social)
Neste aspecto, entram em cena as questões relacionadas às interações sociais: funcionários, comunidade e sociedade em geral. Aspectos como direitos humanos, práticas trabalhistas, diversidade e inclusão, desenvolvimento, respeito, entre outros, são levados em consideração.
Governance (Governança)
Como estão as práticas comerciais da empresa? Transparência, ética e responsabilidade são parte da gestão? Aqui, analisam-se processos internos, tais como normas da instituição, gestão de riscos, transparência fiscal etc.
Empresas e as práticas ESG
Pesquisas recentes revelam que as companhias que estão engajadas com as práticas ESG saem na frente em diversos aspectos. Portanto, confira a seguir os três principais benefícios de alinhar-se aos valores ESG.
1) Atração de investidores: os investidores estão sempre em busca de empresas preocupadas com ações ambientais, sociais e de governança, afinal, eles sabem que o desacordo com os esses fatores pode impactar diretamente na saúde financeira do negócio.
2) Redução de riscos: as práticas ESG ajudam as empresas a identificar e gerenciar potenciais riscos, como enfrentamento de demandas jurídicas, trabalhistas ou fraudes e ações judiciais por danos ambientais.
3) Reputação e confiança: consumidores, profissionais e investidores se interessam mais por empresas que demonstram responsabilidade social e ambiental. As práticas ESG, portanto, desempenham um papel central na construção de uma reputação positiva.
Certificados digitais e sustentabilidade
Muitas empresas possuem dificuldade de enxergar como minimizar danos e geralmente não olham para o que está à sua frente, mais especificamente em suas mesas: as pilhas e pilhas de papéis.
O certificado digital contribui diretamente para a redução do consumo de papel, diminuindo as emissões de carbono associadas a sua produção, além de todo o ciclo dos processos de assinatura e autenticação física.
Além disso, o certificado digital também promove a eficiência operacional e a segurança dos dados, atuando como uma ponte imprescindível entre as empresas e as práticas sustentáveis.
Em termos ESG, a ferramenta da certificação digital apresenta benefícios como a redução do impacto ambiental, o aumento da transparência, a melhoria da segurança cibernética, a simplificação de processos e a promoção da inclusão digital.
Que tal dar esse primeiro passo e posicionar sua empresa em ações sustentáveis?