Papel e caneta são coisa do passado! Os certificados digitais são uma forma muito mais prática e ágil de formalizar documentos, contratos e processos, de forma menos burocrática.
Com um certificado digital em mãos, você valida sua identidade nas transações eletrônicas, de forma totalmente simples e sem sair de casa.
Preparamos alguns tutoriais simples para você aprender a assinar seus documentos em poucos passos utilizando seu Certificado Digital nos principais formatos.
Assinatura digital ou Assinatura eletrônica?
Assinatura digital e assinatura eletrônica não são a mesma coisa!
A assinatura digital é protegida por criptografia e exige um certificado digital no padrão ICP-Brasil, emitido por uma Autoridade de Registro (AR), como a Grandes Lagos.
Já a assinatura eletrônica é uma forma de assinar documentos online sem utilização de mecanismos de criptografia. Um exemplo muito comum é a assinatura mediante senha.
Assinando documentos em PDFs
Os documentos no formato PDF são comumente utilizados para evitar que o destinatário faça alterações no texto. Portanto, para assinar documentos em PDF, você precisará configurar a ferramenta Adobe Reader DC, confira:
1. Clique em “Editar”.
2. Clique em “Preferências”.
3. Escolha a opção “Assinaturas”, depois clique em “Mais”, na opção de “Certificados confiáveis e de identidade”.
4. Selecione “Módulos e Tokens PKCS#11”.
5. Clique em “Adicionar módulos”.
6. Agora, podem acontecer duas situações:
6.1) Aparecer a janela “Modo protegido do Adobe Reader”. Neste caso, escolha “Sempre abrir com o modo protegido desabilitado” e clique em “Ok”. Depois, feche o Adobe.
6.2) O botão adicionar módulo pode estar desativado. Neste caso, clique em: “Editar” > “Preferências” > “Segurança (avançada)” e desmarque a opção “Permitir Modo protegido na inicialização”. Encerre o programa.
7. Neste momento, você deve copiar o caminho do modelo do seu Certificado aqui. Em seguida copie e cole no campo “Nome”. Clique em “Abrir”
Prontinho! Seu Adobe Reader DC está configurado para você assinar documentos em PDF.
Plataforma Doutor Prescreve
Em contexto de Telemedicina, os médicos possuem autorização para emissão de receitas e atestados à distância através do uso de um Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
Dessa forma, a plataforma Doutor Prescreve auxilia os profissionais da saúde na realização de prescrições eletrônicas, assinadas com Certificado Digital.
Para utilizar a plataforma, é preciso estar com o CRM ativo e ter um Certificado Digital em mãos.Em seguida, é só se cadastrar e pronto!
Assinando documentos em Word
Apesar de ser um dos formatos de documentos mais utilizados no dia a dia, não são todas as pessoas que sabem que é possível assinar documentos com o certificado digital.
Porém, é muito simples! Veja:
1) Abra o arquivo, a função assinatura fica na parte inferior.
2) Clique em Informações.
3) Clique em Proteger Documento.
4) Clique em Adicionar uma Assinatura Digital. Escolha o tipo de compromisso de acordo com o contexto: “Criou e aprovou este documento”, “Aprovou este documento” ou “Criou este documento”. O campo objetivo é opcional.
5) Clique em Assinar e digite o PIN.
Para conferir as assinaturas existentes em um arquivo, basta clicar no texto destacado em amarelo, na parte superior da tela.
Viu só? Reduzir custos e otimizar e seu tempo com os certificados digitais é muito simples! Além de você desfrutar de mais flexibilidade para realizar suas transações com segurança.
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